OS SETE SEGREDOS DA MENSAGEM

Por Obreiros & Obreiros OS SETE SEGREDOS DA MENSAGEM REVELADA ·         Jo 6: 63 - O Espírito é o que vivifica; a...

Por Obreiros & Obreiros



OS SETE SEGREDOS DA MENSAGEM

REVELADA

·         Jo 6: 63 - O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.

·         Jo 12: 49, 50 - Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.

·         Gal 1: 11 a 12 - Faço -vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.

UNGIDA

·         Is 61: 1 - O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados.
COM GRAÇA

·         II Co 12: 9 - Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

OBJETIVA

·         Ecl 5: 2 - Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras.

·         Pv 15: 23 - O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!

CURTA

·         Tg 1: 19 - Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

·         Pv 25: 11 - Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.

·         Is 50: 4 - O Senhor Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos.

 COM AUTORIDADE

·         Mt 7: 28, 29 - Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

NÃO ENCHER AS OVELHAS, MAS DEIXÁ-LAS COM UM POUCO DE FOME

·         Êx 16: 4, 16 - Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.

Eis o que o Senhor vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um gômer por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.

OS SETE SEGREDOS DO MENSAGEIRO

VIDA NO ALTAR

·         Sl 43: 4 - Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.

·         Gên 8: 20 - Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar.

·         Gên 12: 8 - Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor.

SABEDORIA E PRUDÊNCIA

·         Tg 1: 5 -  Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.

·         Tg 3: 17 - A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

·         I Re 3: 9 - A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

·     Pv 9: 10 - O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.

VIDA DE JEJUM, ORAÇÃO e VIGILÂNCIA

·         Mt 26:41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

·        I Tess 5: 17 – Orai sem cessar.

·        I Pe 4: 7 - Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

LEITURA E MEDITAÇÃO DA PALAVRA

·         Sl 1: 2 – Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

·         Sl 119: 97-99 - Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo. O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.

·         Js 1: 8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

·     Mt 22: 29 – Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

·         I Tim 4: 13 - Até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino.

·         II Tim 2: 15 - Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

OBEDIÊNCIA AO SENHOR

·     Gên 5: 24 -  Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.

·         I Sm 15: 22 – Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros.

·        Jó 23: 11 – Os meus pés se mantiveram nas suas pisadas; guardei o seu caminho, e não me desviei dele.

HUMILDADE

·         Pv 15: 33 - O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade.

·       I Pe 5: 5 e 6 – Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

SER O EXEMPLO DO REBANHO

·    Jo 13: 15 – Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

·       I Tim 4: 12 – Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

·       II Tim 4: 5 – Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

ESTRUTURA DA MENSAGEM

INTRODUÇÃO – Serve para situar os ouvintes dentro daquilo que vai ser pregado. Pode ser um fato histórico ou profético, ligado ao texto. Pode ser o contexto daquilo que vai ser pregado;

DESENVOLVIMENTO – É a apresentação da mensagem que está sendo pregada. É a explanação dos fatos que envolvem o assunto abordado, como uma parábola, o cumprimento de uma profecia, a realização de um milagre, uma operação de maravilha;

CONCLUSÃO - É a apresentação da revelação dentro do que foi pregado, é a aplicação do ensino revelado sobre o assunto abordado na mensagem. É mostrar aquilo que está além da letra.

POSTS RELACIONADOS

0 comentários